Visual 2013 e .Net 4.5.1 ou monte seu ambiente de desenvolvimento a custo zero
Depois do evento de lançamento de ontem, alguém acompanhou on-line? Muitas novidades estão disponíveis para nós, desenvolvedores .Net.
Vamos a elas de forma resumida:
- Visual Studio 2013
- Não é de hoje que gosto do Visual Studio, desde a época que eu desenvolvia em Java (sim, desenvolvi com Java por 4 anos da minha prossifional). Ele para mim é uma super ferramente de desenvolvimento de software. Seja para nuvem, Windows Store, Office 365, Window Phone, Android, iOS.
Como assim Android e iOS? É, através das Portable Class Library e a parceria com a Xamarin será possível desenvolver applicativos cross-plataform. Essa parte tem custo, você pode comprar a integração dos componentes da Xamarin para o Visual Studio a partir de U$ 999 a U$ 1899 ao ano. Mais detalhes aqui na própria página de planos da Xamarin. Para quem já tem uma conta no MSDN (Professional, Premium ou Ultimate) tem acesso treinamento, período de avaliação e desconto nos pacotes.
- Visual Studio Online (Gratuito para equipes de até 5 pessoas)
Esse novo recurso, hospedado no Windows Azure, nos trás todo poder de desenvolvimento em equipes que o Team Foundation Server agora integrado ao Visual Studio 2013. Como recursos como:
- Hosted Source Control
- Funciona tanto com o Git ou Team Foundation Version Control para que possamos controlar e sincronizar o desenvolvimento do softwate entre a equipe.
- Work Items and Agile Planning
- Para gerenciar o andamento das atividades do processo de denvolvimento ágil de software.
- Elastic Load Test Service
- Para possamos fazer testes de desempenho e carga nos nossos softwares
- Application Insights
- O Application Insights coleta dados dos ambientes de desenvolvimento, teste e produção tais como: disponibilidade, desempenho e consumo de dados, oferecendo equipes de desenvolvimento com uma visão completa do comportamento em tempo de execução de nossas aplicações Web ou Windows Phone 8.
Então deixa ver se eu entendi, nós tem o Visual Studio 2013 Express de graça, Sql Server 2012 que suporta até 10GB por banco e liberado para distribuição com aplicações comerciais de graça, temos o Visual Studio Online para gerenciamento de atividades com equipes de até 5 pessoas de graça. Está faltando o que mais de graça? Ah! Hospedagem, o Windows Azure tem um mês de avaliação com U$ 200 dolares de crédito. Caso você não queria usar o Windows Azure tem o Somee tem uma conta de graça.
Me perdoe o trocadilho, mas essa Microsoft é uma graça. Sabe bem incentivar os novos e antigos desenvolvedores da plataforma .Net
Comentários
Postar um comentário