O peso / importância do certificado

Vira e mexe meus alunos me perguntam se vale a pena tirar os Certificados técnicos, seja da Microsoft ou qualquer outra empresa. Minha resposta é sempre a mesma: SIM!
Agora por que vale a pena tirar um certificado? O maior problema que o certificado vem solucionar, pelo menos em parte, é aumentar a possibilidade de contratar de um funcionário com um perfil adequando para um trabalho.
 - Como assim Achilles? Eu pensei que o certificado fosse apenas para melhorar meu currículo.
Correto, além disso vamos analisar pelo ponto de vista das empresas? Uma empresa sempre deseja contratar o melhor funcionário pelo menor preço possível. Sempre tenha isso em mente. Só que como a empresa vai achar esse ninja que ela deseja? Sem um balizador a empresa tem que acreditar no que o candidato diz (ou na prova que ele fez) e correr o risco de contatar um funcionário que talvez tenha a produtividade que ela deseja. Quando a empresa não leva muita fé no funcionário ela acaba oferecendo um salário baixo, normalmente com a promessa de aumentar com o tempo, para assim reduzir o risco e o custo de ter contratado um funcionário inadequado.
Agora vamos pegar aleatoriamente, como exemplo, um certificado como MCSD: Web Applications. Um candidato que tenha esse certificado garante minimamente que conhece ele HTML5, Javascript, CSS, MVC, Entity Framework (ORM), Web Api, WCF, Windows Azure, olha que beleza. Contudo, eu falei CONHECE. Isso parece pouco, mas já um grande diferencial perante aos candidatos que não tem esse conhecimento. Se o candidato além de conhecer, ter vivência na prática melhor ainda, mais seguro ele se torna em relação a todo esse conhecimento.
Para empresa contratar um profissional com esse tipo de conhecimento reduz o risco e dela aumenta a possibilidade dela ter contratado um bom profissional, tendo em mente essa situação a empresa acaba oferecendo um salário melhor, além do próprio profissional poder argumentar com segurança do porquê ele merecer uma remuneração melhor que os demais.
No mundo Microsoft em particular, principalmente dentre as empresas que fazem parte do Microsoft Partner Netwok (MPN), é muito importante elas contratarem profissionais certificados. As empresa da MPN para atingir as competências Silver ou Gold devem contratar MCP - Microsoft Certified Professional.
Então pessoal, fica ai a dica. Em breve escrevei sobre o segredo para alcançar o certificado. Acalmem-se pois não é nada de outro mundo. Risos.

Comentários

Postagens mais visitadas